top of page
PROJETO - EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE A EXPERIÊNCIA DE IDOSOS DE BELO HORIZONTE EM RISCO E SITUAÇÃO DE FRAGILIDADE

Resumo do Projeto

Público Alvo: O projeto atende idosos de ambos os sexos assistidos pela Estratégia Saúde da Família (ESF) na Regional Nordeste de Belo Horizonte.

Área de Abrangência: As intervenções ocorrem nos domicílios dos idosos e em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) selecionadas pela equipe NUGG/UFMG.

Objetivos e Importância: O projeto visa criar um protocolo de intervenção diferenciado, com atenção domiciliária e individualizada, para melhorar a condição de idosos frágeis e pré-frágeis. Espera-se que os resultados contribuam para:

  1. Meio Acadêmico: Avanço nos estudos intervencionistas, publicações, formação de pesquisadores e participação em congressos.

  2. Idosos: Melhoria na compreensão da importância do exercício físico, reversão da fragilidade e melhoria da qualidade de vida.

  3. Município: Fortalecimento dos serviços de atendimento primário, redução de custos com serviços de alta complexidade e promoção de ações de saúde primária e secundária.

 

Justificativa: O estudo é relevante devido ao envelhecimento populacional, contribuindo para a reflexão sobre a fragilidade e melhorando as intervenções de saúde. A pesquisa garante acesso dos idosos a programas de exercício físico, promovendo um atendimento mais sensível e humano.

Impacto Esperado: O projeto espera minimizar problemas de saúde dos idosos frágeis em Belo Horizonte, influenciando positivamente o meio acadêmico, a vida dos idosos e a gestão municipal de saúde.

TREINAMENTOS
INTERVENÇÃO


em breve fotos, estamos aguardando liberação do uso de imagens 
bottom of page